Etnografia
A etnografia é um processo guiado preponderantemente pelo senso questionador do etnógrafo. Etnografia é também conhecida como: pesquisa social, observação participante, pesquisa interpretativa e/ou pesquisa analítica. Compreende o estudo pela observação directa e por um determinado período de tempo, das formas de viver de um grupo particular de pessoas (um grupo de pessoas associadas, uma unidade social representativa para estudo), seja ela formada por poucos ou muitos elementos. Por exemplo: uma vila, uma escola, ou mesmo um hospital.
A etnografia estuda preponderantemente os padrões mais previsíveis do pensamento e comportamento humanos manifestos na sua rotina diária, estuda ainda os factos e/ou eventos menos previsíveis ou manifestados particularmente em determinado contexto interactivo entre as pessoas ou grupos. Em etnografia, holisticamente, nós observamos os modos como esses grupos sociais ou pessoas conduzem suas vidas com o objectivo de "revelar" o significado quotidiano, nos quais as pessoas agem.
O objectivo é documentar, monitorar, encontrar o significado da acção. Tanto a etnografia mais tradicional (Geertz ,1989, Lévi-Strauss 1964) quanto a mais moderna (Erikson,1992; Woods 1986, Mehan, 1992 Spidler,1982 Willis, 1977), envolvem longos períodos de observação, um a dois anos, preferencialmente. Este período é necessário para que o/a pesquisador/a possa entender e validar o significado das acções dos/as participantes, de forma que este seja o mais representativo possível do significado que as próprias pessoas pesquisadas dariam a mesma acção, evento ou situação interpretada.
- Etnografia - Grafia vem do grego graf(o) significa "escrever sobre", escrever sobre um tipo particular - um etn(o) ou uma sociedade em particular.
Antes dos investigadores iniciarem estudos mais sistemáticos sobre uma determinada sociedade ele escreviam todos os tipos de informações sobre os outros povos por eles desconhecidos. Etnografia é a especialidade da antropologia, que tem por fim o estudo e a descrição dos povos, sua língua, raça, religião, e manifestações materiais de suas actividades, é parte ou disciplina integrante da etnologia é a forma de descrição da cultura material de um determinado povo.
MATTOS, C., “A abordagem etnográfica na investigação científica”, UERJ, 2001
"A Verdade de um só ponto de vista é ilusão!" (Akhenaton, E.)
NOTA REFLEXIVA:
Na aula em que abordamos este tema, esteve presente no auditório, o Prof. Salomão (Professor brasileiro com outras experiências de vida, autor do Manual do Professor, encomendado pelo Governo do Paraná), o qual nos deu umas coordenadas de como percebermos toda esta heterogeneidade existente diante do olhar de um professor de Educação Física. O Manual do Professor Salomão foi apresentado nesta aula como um livro diferente de todos os outros, no qual, todas as questões têm resposta. Na concepção deste manual estão vincadas influências do pensamento de Marx, tradição voltada para a medicina. A partir da década de oitenta, a educação física apresenta uma função vincada na sociedade, tendo problemas sociais e observando-se a exploração dos trabalhadores. Deve-se explorar essas contradições sociais, no seio da formação de professores. O manual foi elaborado fazendo uma selecção de professores da rede publica, abordando estas problemáticas inerentes à pratica pedagógica. As análises foram construídas tendo como base os conteúdos estruturantes da Educação Física no Brasil, os autores abordaram os conteúdos, sendo estes os seguintes: ginástica, desportos colectivos, jogo, lutas e dança, e de que forma estes podem ser abordados na aula. Este manual apresenta pressupostos teóricos e sugestões para abordar os conteúdos programáticos. A abordagem aos fenómenos da educação física deve ser multidisciplinar e interdisciplinar.
O modelo subjacente a esta análise assenta em aspectos de ordem filosófica e ética, aspectos biológicos (anatomia, fisiologia, cinesiologia), de ordem sociológica (politica, economia), a nível de conteúdo, jogo e até arte. Infere-se na forma como a expressão teórica pode ser vislumbrada no movimento do jogo, transpondo esta para uma prática corporal. Sintetiza pormenorizadamente o conjunto de conhecimentos a serem transmitidos que incorporam estes moldes, mas em contextos múltiplos. O quadro conjuntural social influencia o fenómeno desportivo. Assume-se que, tão importante como aprender a técnica (o saber jogar) é a inserção social (o comunicar). Desta forma, o factor social está bem presente no fenómeno desportivo e é indiscutível o facto do professor de educação física ter que reflectir sobre estas questões.
E a Etnografia?
A Etnografia (associada à docência de Educação Física e Desporto) remete-nos para o estudo da cultura na sua especificidade. São utilizados instrumentos de apreensão dessa mesma especificidade como a entrevista, a observação sistemática e a análise documental. Contemplam-se contradições e problemáticas que se podem observar. O relato implica então a análise e a reflexão dessa observação, implicando bastante tempo e envolvimento do pesquisador no processo.
Para terminar, o professor de Educação Física e Desporto deverá construir o relato e reflectir sobre a sua prática pedagógica. O aluno faz a sua própria construção e expressa os limites da abordagem dentro da escola. O docente, neste contexto, exerce o papel de etnógrafo. Numa próxima etapa seria relevante abordar como o professor procura aplicar estas teorias na prática pedagógica.