Psicologia
Integrada durante séculos na Filosofia, a Psicologia só se torna uma Ciência independente nos finais do século XIX, quando Wundt funda o primeiro laboratório de psicologia experimental em 1897. É a partir deste acontecimento que se vão definir, de forma sistemática, objectos e métodos específicos, consoante os problemas estudados.
Objecto de Estudo
O objecto de estudo da pscologia é o homem, mais propriamente o comportamento humano, na vertente do consciente/ inconsciente e personalidade do indivíduo. Colocando assim como objecto de estudo o ser humano na sua permanente evolução (qualquer coisa que o organismo faz, qualquer acção que se pode observar e registar como (entre outras), sorrir, falar, pestanejar, suar e/ou experiências internas e subjectivas que inferimos do comportamento tais como as sensações, percepções, lembranças, sonhos, pensamentos e crenças.
Psicologia da Educação
“A psicologia da educação estuda as condições psicológicas que rodeiam o acto educativo ou as implicações (mais do que aplicações) da psicologia do desenvolvimento e de outros ramos da psicologia no processo institucional e educativo” (Oliveira, 2005: 20).
E fá-lo para tentar dotar os docentes e “outros técnicos da educação, designadamente o psicólogo escolar, com princípios e técnicas que lhes permitam compreender e intervir eficazmente no processo de ensino-aprendizagem e capacidade para avaliar o produto, levando a um funcionamento mais eficaz da dinâmica escolar” (Oliveira, 2005: 20).
Neste capítulo disponibilizo os objectivos, as competências, o programa, a avaliação e as regras a ter em conta nas aulas desta unidade curricular.