Comunicação

A comunicação é, sem dúvida, dos factores mais importantes no ensino. É apartir desta que todos os intervenientes interagem, seja através da comunicação verbal ou não verbal. A educação requer bons pedagogos e bons comunicadores.

Atitudes de Comunicação

Atitude Passiva: Características (dificuldade de expressão, tom de voz baixo, ignora os seus objectivos, demonstra ansiedade e insegurança, quase não existe o comportamento de desacordo); Consequências (má comunicação com o outro por ausência de opinião o que impede a auto-revelação, sentimentos de rancor consigo próprio e com o outro, transformação em vítima).

Atitude Manipuladora: Características (dá mais importância aos desejos pessoais, habilidoso nos relacionamentos, discurso construído em função do interlocutor, ouve mas não escuta os outros, usa intermediários, distorce a informação, adopta uma postura de segurança e tem ar de bem intencionado); Consequências (explora os outros, perde a credibilidade aquando desmascarado e a comunicação é má, baseada em rumores e no “diz que disse…”).

Atitude Agressiva: Características (dá mais importância aos desejos pessoais, usufrui do tom de voz alto, tem interrupções no discurso, não escuta os outros, sorri ironicamente, gosta de chocar os outros e adopta uma postura de segurança: Consequências (viola o direito dos outros, provoca agressividade e represálias nos outros e a comunicação continua a ser má, pois esta baseia-se na atitude e não no conteúdo).

Atitude Assertiva: Características (tem pensamentos e sentimentos expressos com objectividade, tem respeito por si e pelos que o rodeiam, serenidade, poder de escutar os outros, procura compromissos realistas e é frontal); Consequências (consegue estabelecer relações de confiança, reduz tensões e tem obviamente uma boa comunicação baseada no entendimento mútuo).

Comportamento Assertivo

· Olhar reflecte um contacto directo;

· Postura tranquila, aberta aos seus sentimentos e aos outros;

· Gestos seguros, tranquilos, firmes e apropriados ao conteúdo verbal;

· Expressão Facial calorosa, sorridente, triste e/ou consoante o sentimento da pessoa;

· Voz apropriada à mensagem verbal.

Comunicação: Do latim communicatio (comum). Significa a acção de tornar algo comum a muitos. É o estabelecimento de uma corrente de pensamento ou mensagem, dirigida de um individuo a outro, com o fim de informar, persuadir e/ou divertir. Comunicar significa também a troca de informação entre um emissor e um receptor.

Competência Social: Conjunto de acções, atitudes e pensamentos que o individuo tem em relação à comunidade, a outros indivíduos com quem interage e a ele mesmo (novas amizades, aceitar críticas, lidar com provocações, resistir à pressão…).

Um indivíduo é competente a nível social quando dá e aceita elogios, expressa o seu afecto, inicia e consegue manter conversas, defende os seus direitos, expressa opiniões incluindo agrados e desagrados, é capaz de pedir desculpa e lida bem com as críticas, como já foi referido anteriormente. Entende-se como competência social assertiva, o comportamento que habilita o indivíduo a agir no seu interesse, defender-se sem ansiedade excessiva, expressar os seus sentimentos de forma honesta adequada, fazer valer os seus direitos sem negar os dos outros, verbal ou não verbalmente. Um indivíduo não assertivo contém um padrão de linguagem hesitante e cheio de pausas, pestaneja com facilidade, encolhe os ombros, tem gestos nervosos, cobre a mão com a boca, dá um passo atrás durante uma troca d impressões, entre outras.

A comunicação não verbal é inevitável, mesmo no silêncio, e é transmitida através da face (mostra o nosso estado emocional nas sobrancelhas, olhos e boca), dos olhos (o olhar é um sinal de interesse, pode exprimir sensações como o prazer e o seu significado, além da intensidade, depende da duração do contacto visual), gestos (depois da cara, as mãos são a parte d corpo mais visível e expressiva. O estilo gestual de cada um depende da cultura, ocupação, sexo, idade, saúde e fadiga no momento), da postura (a posição do corpo e dos membros, a forma como a pessoa se senta e está de pé reflecte a sua atitude, os seus sentimentos sobre si e a sua relação com os outros), do contacto físico (forma intima de comunicação: tacto funcional/profissional, social, amigável, íntimo), da aparência pessoal (é a capa que utilizamos, oferece sem dúvida a primeira impressão de nós, o nosso estilo, estatuto, a nossa forma de ser…) e mesmo da distância interpessoal.

Dentro da comunicação posso ainda distinguir as componentes paralinguisticas que incluem características da voz tais como o volume, o tom, o timbre, a claridade, a velocidade, o ênfase, a fluidez, as pausas e as oscilações. Para um comportamento socialmente competente, é necessário ser-se competente a um nível linguístico. É de se evitar a má respiração, falar muito alto ou muito baixo, pronunciar mal as palavras, falar muito depressa ou muito devagar, usar vícios de linguagem (ok, certo, entendeu, percebe…), falar em tom monocórdio, expressar-se sem objectividade e clareza, não ter em conta o momento, o local e o meio mais oportunos para transmitir determinadas mensagens, baixar a voz no fim das frases e gesticular-se mostrando nervosismo e/ou inibição (manusear objectos, bocejar, não olhar nos olhos).